domingo, agosto 29, 2010


“É preciso toda uma comunidade para educar uma criança”

Educando para a liberdade...

Educar é uma atividade artesanal, principalmente nos tempos modernos, onde a tecnologia avança em todos os setores. Quanto mais tecnologia nova há disponível no nosso dia a dia, mais os educadores (pais e professores) precisam se esforçar para trazer às crianças e jovens a capacidade humana de ser livre.
Educar para a liberdade é oferecer, dentre outras coisas, condições ambientais onde a criança possa conquistar as suas aptidões, nos tempos e momentos certos, respeitando a maturidade completa, de cada aquisição.
No dia 29 de setembro comemoramos e iniciamos a Festa de Micael, que ,com força objetiva e inteligência, defende a humanidade por acreditar nela. Atualmente ele ajuda e inspira o homem que queira aprender a amar com consciência.
Nos dias de hoje a Festa de Micael está praticamente esquecida e pouco comemorada. Na Idade Média ele era representada com uma espada na mão apontando em direção a um dragão, mostrando que não é necessário matar o mal, pois podemos mantê-lo controlado.
Micael trabalha com o ferro da espada que é o ferro meteórico e que anualmente cai na Terra em forma de meteoritos ( estrelas cadentes) nos meses de agosto e setembro, aproximadamente. No nosso sangue existe a substância ferro que nos garante força de atuação e coragem.
O conteúdo da Festa de Micael é a Coragem. O homem deve se esforçar para ultrapassar seus limites e vencer seus medos, seus dragões; pois este é o único caminho para a liberdade.
A coragem é trabalhada na criança através de brincadeiras como pular corda, equilíbrio, pontes de corda e outras que requerem o exercício da força física e da própria coragem.
Podemos fortalecer a coragem das crianças através da espada ( de madeira por exemplo) que representa a bravura, de contos de fadas que falem de príncipes corajosos e justos e também através de músicas ou versos pedindo a São Micael que nunca falte aos homens coragem para trilhar o caminho da liberdade e do amor, e para acreditar na humanidade. A coragem permite que o homem vivencie a primavera no seu próprio ser.

Nenhum comentário: