domingo, maio 29, 2011

ATIVIDADES MANUAIS NA EDUCAÇÃO WALDORF




O homem se diferencia dos animais por ter suas mãos livres, por  controlá-las e com elas executar trabalhos específicos e minuciosos
A palavra mão, significa ação, princípio e doação.
Nesta época onde o mundo está se tornando totalmente tecnológico, onde atividades humanas são substituidas por máquinas, as mãos tem sido relegadas a clicar botões.
Com isso nossas mãos estão sendo impedidas de desenvolver seu potencial de trabalho e de criação. Forças criativas e construtivas estão  impedidas de se expressarem por meio das mãos humanas.
Nossas mãos estão aprisionadas pela tecnologia.



Esse quadro afeta a infância. As crianças exercitam menos suas mãos  com isso as habilidades de criar e imaginar também são menos exercitadas.
Para  Rudolf Steiner (1861-1925), criador da Pedagogia Waldorf, a criança precisa ser conscientizada do valor de suas mãos. Para ele, as atividades manuais contribuem para:
·         a autoconfiança da criança,
·         sua maturidade física,
·         a flexibilidade de pensamentos,
·         a concentração,
·         a sensibilidade,
·         o equilíbrio,



As atividades manuais, possuem imenso valor para o desenvolvimento sadio da criança, pois ela participa da própria criação, de cada etapa do processo: começo, meio e fim.
Nas atividades manuais a criança participa da própria criação, ela visualiza o produto terminado e isso fortalece a vontade, a coordenação psicomotora, além de organizar emoções, ficando assim mais centrada.
O gesto de costurar, bordar, tecer, de fazer um trabalho manual nos chama a atenção, pois ele sempre reúne as nossas mãos diante do coração (o órgão do afeto), para que então as agulhas e linhas gravem nos tecidos, os nossos sentimentos, os nossos pensamentos, o que realmente somos.





Na escola Conviver , desde o Jardim de Infância até o Nono ano do Ensino Fundamental as crianças participam das aulas de trabalhos manuais. Iniciam o aprendizado no jardim, com bordado livre e tricô de dedos, no primeiro –ano trabalham o tricô com agulhas, depois, conforme vão avançando os anos aprendem o crochê, bordado em ponto cruz, costura, tear, macramê, confeção de peças em madeira, pequenos consertos de objetos de madeira dentre outros.Meninos e meninas participam do trabalho e desenvolvem habilidades específicas que os acompanharão pela vida.

Nenhum comentário: