Para Steiner, fundador da Pedagogia Waldorf a Geografia deveria ocupar um espaço central dentre as Matérias a serem ensinadas para as crianças uma vez que esta possui mútiplas relações com as demais disciplinas (zoologia, botânica, astronomia, química, física, etc).
A Geografia deve mostrar as diferentes regiões da Terra, suas características físicas e climáticas mas sempre associadas ao elemento humano.
Todo elemento geográfico deve ser apresentado aos alunos como um “personagem carregado de histórias” . Neste aspecto os rios são exemplos de elementos que trazem essa possibilidade pois em suas águas, em suas margens, vidas humanas se desenvolvem com suas histórias e experiências.
Essas histórias emolduram o ensino e apresentam um leque de opções para que ele seja desenvolvido de forma artística.
Para Ana Lúcia, Pedagoga e Professora Waldorf, que é professora de Classe do Sexto ano da Escola Conviver: “ O ensino da Geografia deve acompanhar e apoiar os alunos em sua evolução física, anímica e espiritual, portanto deve ser elaborado de maneira que possa contribuir para a maior compreensão da superfície terrestre enquanto espaço geográfico sujeito a transformações.
O aluno compreende a Terra como organismo,
aprende a ter apreço e respeito às diferenças étnicas e culturais e disposição para assumir responsabilidades diante dos problemas ecológicos.”
Ilustrações feitas pelos alunos do Sexto ano 2011, quando estudaram a Geografia das Américas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário