domingo, junho 05, 2011

O ENSINO DE GEOGRAFIA


Para Steiner, fundador da Pedagogia Waldorf a Geografia deveria ocupar um espaço central dentre as Matérias a serem ensinadas para as crianças uma vez que esta possui mútiplas relações com as demais disciplinas (zoologia, botânica, astronomia, química, física, etc).


A Geografia deve mostrar as diferentes regiões da Terra, suas características físicas e climáticas mas sempre associadas ao elemento humano.
Todo elemento geográfico deve ser apresentado aos alunos como um “personagem carregado de histórias” . Neste aspecto os rios são exemplos de elementos que trazem essa possibilidade pois em suas águas,  em suas margens, vidas humanas se desenvolvem  com suas histórias e experiências.
Essas histórias emolduram o ensino e apresentam um leque de opções para que ele seja desenvolvido de forma artística.

Para Ana Lúcia, Pedagoga e  Professora Waldorf, que é  professora de Classe do Sexto ano  da Escola Conviver:  “ O ensino da Geografia deve acompanhar e apoiar os alunos em sua evolução física, anímica e espiritual, portanto deve ser elaborado de maneira que possa contribuir para a maior compreensão da superfície terrestre enquanto espaço geográfico sujeito a transformações.

O aluno   compreende a Terra como organismo,
aprende a ter apreço e respeito às diferenças étnicas e culturais e disposição para assumir responsabilidades diante dos problemas ecológicos.”
Ilustrações feitas pelos alunos do Sexto ano 2011, quando estudaram a Geografia das Américas.


Nenhum comentário: