domingo, junho 12, 2011

O ENSINO DE GEOMETRIA NA ESCOLA CONVIVER

 
Kopke (2005), em sua tese de doutorado,  discute a importância da Geometria na educação. Ela apresenta o desenvolvimento da Geometria através da história, começando pelo Egito e segundo Lawlor (1996), quando o rio Nilo alagava suas margens, alterava com a água o limite de terras para cultivo. Quando as águas se retiravam, começava a tarefa de redefinir e restabelecer as demarcações originais das terras. Esse trabalho passou a ser chamado de geometria e era considerado como o restabelecimento do princípio da ordem e da lei sobre a terra. Assim geo - terra ; metria - medida, como atividade de 'medir a terra' passou a ser a base de uma ciência das leis naturais, tal como se encarnam das formas arquetípicas do círculo, do quadrado e do triângulo.
A geometria, portanto, deu origem ao estudo da ordem espacial mediante a medição das relações entre tais formas primárias, consideradas cristalizações do pensamento divino.
A mão humana, ao manipular estas formas, poderia aprender a adquirir por si mesma as principais posturas da linguagem gestual e sagrada.

Nas escola Waldorf, no decorrer do Ensino Fundamental, a criança desenvolve sua percepção em relação às formas do mundo. No primeiro ano ela é chamada a ver as retas e as curvas encontradas ao seu redor. Retas e curvas compõem todas as formas e as letras foram feitas a partir das formas.
Círculos são desenhados com frequência originados na periferia. Quadrados, triângulos, trapézios e outros são vivenciados fisicamente por meio de exercícos corporais e depois desenhados á mão livre, buscando-se a perceição dos traços. 
 
Segundo Kopke : Desde Platão a geometria era considerada a mais concisa, essencial e ideal das linguagens filosóficas e seu funcionamento, num certo nível de realidade, poderia  se tornar veículo para a contemplação filosófica, com representações específicas. Os diagramas sagrados e as mandalas oriundos de várias culturas, por sua vez,são, quase sempre, formados por uma geometria, com base no quadrado (que representa a terra) e no círculo, com sua subdivisão (que representa o incessante movimento do universo).


 No currículo Waldorf, a geometria e´estudada ao longo do Ensino Fundamental em épocas destinadas a ela e de forma transdisciplinar formando uma rede entrelaçada às demais disciplinas.
Essa rede começa a ser tecida no jardim de infância e segue nos primeiros anos, ao se observar uma flor, uma folha, ou o interior de uma fruta quando cortada transversalmente.



Com o passar dos anos, citando apenas alguns dos inúmeros momentos onde a geometria está sendo observada na natureza temos: no segundo ano, quando em Ciências é estudada “A Gotinha d’água”, no terceiro ano com as histórias do “Anãozinho Puck”, onde aparecem os cristais, os metais e os minerais.




 
No quarto-ano, ao estudar Antropologia, quando o aluno observa que o Homem, com sua cabeça e seus membros  forma um pentagrama, o Pentagrama Pitagórico.

No quinto-ano ao estudar a Botânica, onde a geometria se revela de forma divina.
No sexto-ano, nos estudos de mineralogia, quando as formas dos cristais e das cavernas são observadas com atenção.

A cada ano a rede vai sendo tecida até se desembocar nas órbitas dos planetas, na forma dos átomos e das moléculas estudados nos anos finais do Ensino fundamental. Assim, Física, Química, Biologia, Astronomia, Mineralogia, etc, mostram que toda a Ciência envolve a Geometria.
  Para Kopke ,” É apropriado então perceber como várias áreas e saberes se unem e se interconectam através da  geometria, necessitando do desenho ou da imagem para representá-los. E o aspecto transdisciplinar da geometria que se impõe, querendo ser evidenciado.’’

Kopke (2005), ao falar do ensino da Geometria no Brasil, destaca que os conhecimentos geométricos são necessários à formação do raciocínio espacial e gráfico, num mundo cada vez mais imagético e visual, em que a comunicação humana é cada vez mais veloz e virtualizada.” Aprender geometria e poder desenhar a natureza e as formas criadas pelo homem torna-se ferramenta imprescindível neste contexto, dando àquele que adetém, facilidades na comunicação e na interpretação de vários códigos. 
Na Escola Waldorf Conviver, no decorrer do Ensino Fundamental, por meio do estudo da Geometria entrelaçadado com as demais disciplinas  o aluno vai adquirindo habilidades que favorecerão a aquisição dos conhecimentos exigidos nas matérias intelectuais. Com o ensino oferecido de forma artística as forças da fantasia se metamorfosearão e de forma consciente atuarão na vida em representações mentais.
A criação artística eleva o homem acima das meras necessidades existenciais e fomenta a expressão da sua verdadeira humanidade. Despertar e desenvolver essa capacidade é o mais nobre propósito da educação.
Texto:: Regina Ramires-Especialista no Ensino de Matemática
Referências bibliográficas:
Imagens e reflexões:
A Linguagem da geometria nas escolas
Regina Coeli Moraes Kopke (2005)

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