sábado, fevereiro 05, 2011

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

"Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de remover dificuldades. Cada criança traz das regiões divinas algo de novo para o mundo, e é nossa tarefa como educadores a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos de seu caminho, de forma a permitir que seu espírito adentre a vida em total liberdade."

Rudolf Steiner

Em educação não nos deparamos somente com o sucesso e com aprovações. Quantas vezes não encontramos aquele aluno que no decorrer do ensino apresenta dificuldades no processo de aprendizagem.

O educador deve estar constantemente atento a essas dificuldades e verificar se elas são momentâneas ou se persistem ao longo do tempo.
Para que o processo educativo ocorra de maneira tranquila é necessário que as dificuldades sejam descobertas o mais precocemente possível a fim de se procurar caminhos que auxiliem a criança nesse processo.
As dificuldades de aprendizagem podem advir de alterações estruturais, mentais, emocionais ou neurológicas, podendo também estar ligadas a cansaço, preguiça, sono, agitação, tristeza, desorganização, desleixo, dentre outros. Essas dificuldades podem repercutir nos processos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas da criança.
Portanto, atenção aos sinais!
Segundo Luczinsk (2002), as principais dificuldades apresentadas pelas crianças são:
DISLEXIA: é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculos Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta desinteresse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente.
Disgrafia: É uma inabilidade ou atraso no desenvolvimento da Linguagem Escrita, especialmente da escrita cursiva. Escrever com máquina datilográfica ou com o computador pode ser muito mais fácil para o disléxico. Na escrita manual, as letras podem ser mal grafadas, borradas ou incompletas, com tendência à escrita em letra de forma. Os erros ortográficos, inversões de letras, sílabas e números e a falta ou troca de letras e números ficam caracterizados com muita frequência.
Discalculia: As dificuldades com a Linguagem Matemática são muito variadas em seus diferentes níveis e complexas em sua origem. Podem evidenciar-se já no aprendizado aritmético básico como, mais tarde, na elaboração do pensamento matemático mais avançado. Embora essas dificuldades possam manifestar-se sem nenhuma inabilidade em leitura, há outras que são decorrentes do processamento lógico-matemático da linguagem lida ou ouvida. Também existem dificuldades advindas da imprecisa percepção de tempo e espaço, como na apreensão e no processamento de fatos matemáticos, em sua devida ordem.
Deficiência de Atenção: É a dificuldade de concentrar e de manter concentrada a atenção em objetivo central, para discriminar, compreender e assimilar o foco central de um estímulo. Esse estado de concentração é fundamental para que, através do discernimento e da elaboração do ensino, possa completar-se a fixação do aprendizado. A Deficiência de Atenção pode manifestar-se isoladamente ou associada a uma Linguagem Corporal que caracteriza a Hiperatividade ou, opostamente, a Hipoatividade.
Hiperatividade: Refere-se à atividade psicomotora excessiva, com padrões diferenciais de sintomas: o jovem ou a criança hiperativa com comportamento impulsivo é aquela que fala sem parar e nunca espera por nada; não consegue esperar por sua vez, interrompendo e atropelando tudo e todos. Porque age sem pensar e sem medir consequências, está sempre envolvida em pequenos acidentes, com escoriações, hematomas, cortes. Um segundo tipo de hiperatividade tem como característica mais pronunciada, sintomas de dificuldades de foco de atenção. É uma superestimulação nervosa que leva esse jovem ou essa criança a passar de um estímulo a outro, não conseguindo focar a atenção em um único tópico. Assim, dá a falsa impressão de que é desligada, mas, ao contrário, é por estar ligada em tudo, ao mesmo tempo, que não consegue concentrar-se em um único estímulo, ignorando outros.
Hipoatividade: A Hipoatividade se caracteriza por um nível baixo de atividade psicomotora, com reação lenta a qualquer estímulo. Trata-se daquela criança chamada "boazinha", que parece estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada". Comumente o hipoativo tem memória pobre e comportamento vago, pouca interação social e quase não se envolve com seus colegas.
Professores são agentes importantes no processo de identificação dessas dificuldades, mas o diagnóstico deve ser feito por profissionais especializados, preferencialmente por uma equipe de profissionais entre eles médicos e psicólogos.
Então, todos ATENTOS!!!

Texto escrito pela Profa. Regina Ramires


Referência bibliografica:
Dislexia, Você sabe o que é?
Zeneida Bitencourt Luczinsk
Para saber mais:

Nenhum comentário: