segunda-feira, maio 16, 2011

DIA 21 DE MAIO- 18 HORAS - "A MENINA DA LANTERNA"

O FRIO INVERNO

O inverno está chegando, a Festa da Lanterna prepara crianças e adultos para vivenciar a nova estação. No inverno toda natureza se aquieta e nos convida ao recolhimento a interiorização. A época nos estimula a olhar para dentro de nós mesmos a procura de nossa própria luz .

OS ELEMENTOS DA NATUREZA

Com a Festa da Lanterna, nós educadores, pretendemos que as crianças vivenciem as qualidades de sentimentos que esta época inspira.
Quanto mais jovem for a criança mais profunda é essa vivência. No maternal e no jardim as professoras, como poetizas, traduzem toda a beleza e profundidade da época por meio de figuras de linguagens, ensinando por meio das imagens.
A história da "Menina da Lanterna" é um precioso exemplo de imagem que fala ao mais íntimo de um ser.
A PROCURA DA LUZ

Ao nascer a criança traz todas as qualidades humanas impressas em sua alma, por meio da educação essas qualidades devem ser acordadas.
O despertar de cada alma humana acontece num processo natural a medida que, nós educadores vamos povoando de imagens o coração das crianças.
A "Festa da Lanterna" é um dos recursos que possibilitam aos pequenos vivências que lhes alimentam a alma proporcionando sentimentos de alegria, amor, coragem, confiança e segurança diante do mundo.
O ENCONTRO COM A LUZ

A peça: ” A Menina da Lanterna”, apresenta  imagens que mostram o caminho individual do homem em busca da luz interior. Os personagens do texto nos revelam âmbitos do ser humano que necessitam ser dominados, transformados e renovados.  O fogo, desde os tempos mais remotos, é o elemento da natureza mais usado por todos os povos para simbolizar a transformação.
Após o teatro as crianças carregam suas lanternas passeando pelas áreas abertas da escola, cuidando para que a luz pequena, mas forte, não se apague.
A Lanterna simboliza a luz interior, o fogo divino e transformador que todo o ser humano tem dentro de si.
 Trilhar esse caminho escuro é uma prova de coragem, e a lanterna acesa é um estímulo que pode ajudar aos pequeninos.
Caminhando juntos, todos cantam canções folclóricas que nos falam sobre o homem, sobre a natureza, sobre o céu e a terra e suas relações.
É dever e tarefa dos adultos, pais e professores, vivenciar a Festa da Lanterna com plena consciência trazendo às crianças, com veneração, os sentimentos belos, bons e verdadeiros pertinentes à essa época do ano.
BOA FESTA DA LANTERNA!!!

Prof. Regina Ramires
ILUSTRAÇÕES: Alunos do Sétimo Ano 2011


Um comentário:

ana lucia disse...

Belo texto, lindas pinturas, um presente para aquecer os nossos corações e a nossa alma!