quarta-feira, outubro 12, 2011

FESTA DA CORAGEM

Nas Escolas Waldorf, as festas do ano seguem o calendário cristão.

Delas são extraídos os verdadeiros conteúdos e transformados para as crianças em imagens retiradas da natureza, através das quais ela aprende sobre o ciclo anual de uma forma direta.
Esse ritmo é vivenciado por quatro grandes épocas. Utilizando as estações como pano de fundo o educador desenvolve seu planejamento anual permeando as atividades com o conteúdo anímico respectivo de cada festa. Cada uma delas possui um contúdo arquetípico que nos alimenta animicamente.
 

 A criança absorve esses conteúdos de forma mais “natural”, pois tem facilidade para aprender com imagens simbólicas, uma vez que ainda não tem capacidade interpretativa e não tem tendência a intelectualizar essas vivências.

Em cada época, em cada celebração, há que se dosar qualidade e quantidade dos conteúdos que queremos transmitir às crianças pequenas.

 Diríamos que tudo isso já está impregnado na alma humana e precisa, apenas, aos poucos, ser "acordado".
Esse despertar é um processo natural da criança resultando num desenvolvimento individual de cada uma na medida em que, repetidamente, vamos povoando de imagens seus corações.


Em 29 de setembro comemora-se o dia do Arcanjo Micael, considerado o guardião da era atual. É ele que nos ensina a lutar, com coragem, contra as tentações do mal.

Os professores preparam os espíritos de seus alunos, contando histórias sobre heróis que corajosamente conseguem enfrentar e vencer terríveis dragões; desafios e jogos de coragem são propostos às crianças maiores, com a intenção de despertar nelas uma vivência de sua força interior e assim superar obstáculos e dificuldades.

 Músicas em homenagem ao Arcanjo Micael e a heróis valentes são entoados com alegria nas salas de aula, desde o jardim até as classes mais velhas.
O período em torno da data é muito marcante para as crianças, que se identificam com os heróis valentes e, de certa forma, anseiam por lutar contra o mal.
 A celebração das festas anuais são ótimos recursos de que nos valemos para possibilitar aos pequenos essas vivências que lhes alimentam a alma proporcionando sentimentos de alegria, amor, coragem, confiança e segurança diante do mundo.



A ESCOLA CONVIVER AGRADECE AOS PAIS QUE TRABALHARAM PARA A REALIZAÇÃO DA"FESTA DA CORAGEM "



Nenhum comentário: