No princípio era o verbo e o verbo era Deus
e o verbo estava com Deus (JO 1:1)
E o verbo se fez carne e habitou entre nós (JO1:14)
Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos.
O Advento é uma comemoração cristã que tem seu início no quarto domingo antes do Natal. É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, tempo de promover a fraternidade e a paz. Tempo de espera para o que há de vir. “O verbo se fez carne e habitou entre nós”.
A coroa do Advento é um sinal importante deste tempo, o redondo cria harmonia, une, agrega. Faz-nos lembrar que vivemos em um mundo circular, onde os processos são cíclicos e se repetem ano após ano. Assim temos a oportunidade de transformação a cada ciclo.
Numa coroa de cipreste são colocadas quatro velas que serão acesas a cada domingo que antecede o Natal. Nestes momentos os adultos podem contar histórias para as crianças e aproveitar para montar o presépio.
Na primeira semana acendem-se a vela azul. Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).
Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgos e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etérico (elemento água).
Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal e sua ligação com o mundo anímico (elemento ar).
Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz se torna mais intensa, com a proximidade do nascimento de Jesus, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados Maria, José e os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).
A colocação de todos esses elementos requer uma atitude de veneração por parte do adulto que acompanha as crianças na montagem do Presépio. Essa atitude será percebida pelas crianças e trará calor e alegria a seus pequeninos corações.
* Eliane Azevedo— Farmacêutica Antroposófica
Nenhum comentário:
Postar um comentário