sábado, fevereiro 04, 2012

COLOCAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS WALDORF:

Na Pedagogia Waldorf o estudo das ciências, no Ensino Fundamental, é introduzido e desenvolvido de forma diferente das escolas tradicionais.
Nas escolas tradicionais, as disciplinas de ciências, normalmente, são introduzidas e desenvolvidas com base na apresentação da teoria e das fórmulas de cálculo para em seguida serem realizados experimentos que demonstram a teoria, e depois os alunos trabalham os resultados utilizando fórmulas.
In Waldorf education, the science subjects do not start with nor are built from theories and formulas. Na Pedagogia Waldorf, os estudos das ciências não são feitos a partir de teorias e fórmulas. O conhecimento é construído com base na observação do fenômeno de forma detalhada.
A conceituação surge a partir da observação dos fenômenos e da busca pelas leis científicas que estão por trás desses fenômenos.
Na história humana, a ciência foi desenvolvida passo a passo, por meio de reflexões baseadas na observação de fenômenos naturais. Essas observações levaram ao desenvolvimento do pensamento científico.
Portanto, na escola Waldorf procura-se, por meio do estudo das ciências, despertar no jovem o interesse pelo mundo, pelos fenômenos naturais e assim adentrar ao pensamento científico.
Quando o jovem vivencia uma experiência em sala de aula é natural que queira contar e explicar aos adultos tudo o que vivenciou. Nesse momento ele  faz conjecturas, levanta hipóteses.


Para que o objetivo do estudo das ciências nas escolas Waldorf seja alcançado, os adultos  não devem explicar para as crianças os resultados das experiências.  São elas que devem tecer suas prórpias conclusões, mesmo que não sejam perfeitamente científicas.
Não podemos esquecer, que eles estão no Ensino Fundamental, vamos deixar as definições rigorosas para o Ensino Médio.
Agora, precisamos criar condições para que os alunos possam ficar maravilhados com os fenômenos e cultivar a curiosidade natural que eles possuem.
Quando oferecemos o conhecimento pronto podamos o desenvolvimento do senso crítico que é a base o pensamento científico.
Prof. Regina Ramires - Professora de classe do Sétimo-ano 2012 da Escola Conviver.

Nenhum comentário: