A NATUREZA E OS TEMPERAMENTOS
Em muitos fatos de nossa vida cotidiana encontramos a NATUREZA QUADRIMENBRADA das coisas, por exemplo:
Quatro Estações, Quatro Pontos Cardeais, Quatro Fases da Lua, Quatro Fases Menstruais, Quatro Membros, Quatro Cavidades Cardíacas, Quatro Elementos, Quatro Operações Matemáticas, Quatro Evangelistas, Quatro Reinos.
Já na antiga Grécia falavam da existência de quatro Humores, sendo que cada um se liga a órgãos e elementos:
• Bílis amarela- Coração- Fogo
• Bílis negra- Pulmão-Terra
• Linfa- Fígado- Água
• Sangue- Rim- Ar
O mesmo acontece com os temperamentos que são classificados pela Antroposofia de forma quadrimembrada: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático.
Os temperamentos são o veículo de expressão da individualidade. Eles se expressam por volta dos sete anos, com a troca dos dentes e são o tempero individual de cada personalidade.
Com o tempo a individualidade ao ser trabalhada, mais madura pode mudar o temperamento.
Podemos relacionar os temperamentos com quatro situações diferentes:
Primeira situação: Imagine você no interior de uma caverna.
Quais sensações ou sentimentos esse ambiente lhe proporciona?
• Escuro, Frio, Úmido, Silencioso, Atenção, Fechado, Concentrado, Introspecção.
Segunda situação: Imagine agora que você está voando de asa-delta.
Pense nas sensações e sentimentos.
• Espaço, Liberdade, Movimento, Leveza, Altura, Exposição, Fragilidade, Vulnerabilidade, Visão Ampla, Extroversão.
Terceira situação: Imagine que agora você está boiando numa piscina com temperatura da água bem agradável.
Quais sensações ou sentimentos esse ambiente lhe proporciona?
• Superfície, Tranquilidade, Sensação de ser Levado, Desatento, Desligado, Sustentado, Leve.
Quarta situação: Agora você está mergulhando visitando as profundezas do mar.
Quais sentimentos e sensações lhe vêm à mente?
• Intenção, Atuação, Limite, Contido, Profundidade, Alerta, Silêncio, Envolvimento.
Observemos a imagem da caverna e as sensações e sentimentos que ela provoca e relacionemos com as características do Temperamento Melancólico.
O Temperamento melancólico apresenta características da terra, da caverna, a pessoa observa o mundo interior, ela é reflexiva, quieta, o corpo é pesado, apresenta dificuldade para se expressar, para verbalizar, mostra um sentimento de incompreensão, se sente desprezado, se opõe à mobilidade à decisão, muitas vezes chora a noite por algo que aconteceu pela manhã, sofre com superficialidade e compromisso, tem profundidade, seriedade e compaixão, sente grande satisfação em ajudar o próximo.
Os melancólicos geralmente são indivíduos altos, magros e com uma leve mobilidade de tecido conjuntivo apresentando uma má postura. Frequentemente a cabeça tem uma conformação bonita, com olhar profundo. O andar pode ser firme e pausado, mas também pesado.
Observemos agora a imagem do voo de asa- delta e as sensações e sentimentos que ela provoca e relacionemos com as características do Temperamento Sanguíneo.
O Temperamento Sanguíneo apresenta características do ar.
O sanguíneo é a alegria da Casa, faz o ambiente leve, faz tudo ao mesmo tempo, lábil, flutuante, sente-se bem rodeado de pessoas, popular, sedutor, charmoso, rápido, receptivo, percebe as oportunidades, Impulsivo, superficial, cativante, contador de piadas, conhece rapidamente cada um pelo nome, quando algo dá errado ele não esta lá, tem dificuldade de levar algo até o fim, raramente é radical nos julgamentos.
Os sanguíneos geralmente têm constituição esguia, delicada, uma ossatura leve, tende a ter os cabelos fortes, encaracolados. Têm gestos muito dinâmicos. Seu caminhar é saltitante
O Temperamento Fleumático apresenta características da água.
O Fleumático é tranquilo e calmo em situações difíceis, paciente, sereno, companheiro, tem muitos amigos, é cuidadoso, observador, mediador, imparcial, fiel, equilibrado, paciente, dá muita importância aos hábitos, é preciso e meticuloso em suas tarefas ,criam harmonia e são confiáveis, têm dificuldade com o novo, não arriscam,não se deixam perturbar, conservadores, procuram Bem Estar.
Os fleumáticos têm proporções harmoniosas, enquanto sua simpatia pela comida não os tenha feito engordar. Seu andar é tranquilo, flexionando toda a sola do pé com solidez.
Observemos agora a imagem do mergulho e as sensações e sentimentos que ela provoca e relacionemos com as características do Temperamento Colérico.
O Temperamento Colérico apresenta características do fogo.
O Colérico é líder, mobilizado por ideias, é forte, exerce autoridade, tem iniciativa, é autossuficiente, Independente, entusiasmado, gosta de Desafios, não argumenta, é exigente, objetivo, focado, perseverante, tem senso de Justiça, ama a verdade, é empreendedor, pontual, ‘‘Tudo’’ só fica bom e certo do seu jeito.
Os coléricos têm silhueta compacta, com cabeça imponente, nuca larga e membros relativamente curtos em relação ao tronco. (Baixinho Invocado). O andar é resoluto e dinâmico e pisa forte com o calcanhar.
São problemas para os Melancólicos:
• Egocentrismo, narcisismo, mania de criticar a si e os outros passam para o primeiro plano, o senso de justiça se desvirtua em comparação invejosa.
São problemas para os Sanguíneos:
• A alegria degenera em falta de compromisso, tipo superficial e inconsequente, volúvel.
São problemas para os Fleumáticos:
• Quando a calma se transforma em desinteresse, pedantismo, bitolação, apatia, catatonia.
São problemas para os Coléricos:
• Emprego de sua força em uma atividade egoísta e não idealista, procedimentos sem consideração com os demais, obstinação, vaidade, tirania, fúria sem controle.
Elaborado pela Prof. Regina Ramires, para a semana de Estudos e Planejamento dos Professores da Escola Conviver em Janeiro/2011.
Este texto foi escrito com base no curso “O Conhecimento dos Temperamentos”
do Dr. Ronaldo Salomão Miguel, médico antroposófico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário