Antes da Era Cristã, na antiga Grécia, cultivava-se a teoria dos 4 elementos e dos 4 humores como fatores de saúde ou, no seu desequilíbrio, de doença.
A partir da Antroposofia de Rudolf Steiner, iniciada no começo do século passado, essa visão ganhou caráter científico e pode ser aplicada à pedagogia e à medicina.
O conjunto das qualidades humanas exteriorizadas pelos temperamentos foram divididas em 4 grandes grupos e seu estudo muito auxilia na maneira de lidar com cada um deles na prática.
Dessa forma pretende-se que esta compreensão de si mesmo e do outro auxilie nos relacionamentos nos âmbitos pessoal e profissional.
No organismo humano, podemos observar a atuação dos quatro elementos e as diferenças significativas que esta atuação tem na vida anímica.
Foi Rudolf Steiner que construiu a ponte entre a antiga doutrina dos elementos e humores , da medicina hipocrática e a medicina e pedagogia modernas, introduzindo os quatro membros essenciais da entidade humana relacionando corpo e alma.
Temos portanto, os quatro temperamentos:
• Colérico - elemento calor
• Sanguíneo – elemento ar
• Fleumático – elemento água
• Melancólico – elemento terra
TEMPERAMENTO COLÉRICO
• Sob a atividade do calor, parece estar sempre ligeiramente contido, “sob pressão”;
• Protótipo histórico: Napoleão, silhueta compacta, cabeça imponente, nuca larga, membros relativamente curtos, em relação ao tronco;
• Andar resoluto e dinâmico, pisa forte com o calcanhar;
• Perseverante, tem iniciativa, se mobiliza por ideais, bem como o amor à verdade, entusiasmado e pontual;
• Exaspera-se facilmente quando as coisas não saem conforme planejado;
• Essas características podem ser empregadas pelo idealismo ou egoísmo, podendo sobressair o egoísmo e vaidade;
• A criança pode manifestar-se por acessos de ira e cólera, chutando e batendo, com muita teimosia;
• Podem empenhar-se de maneira exemplar em alguma tarefa especial, lutar por outras crianças ou pela reparação de erros;
• Na escola, podemos sempre incentivá-los através do emprego da ação, pois sempre têm muita iniciativa;
• Não gostam de chegar atrasados, ficam contentes quando recebem uma tarefa para mostrar para a classe;
• São exigentes, e não aceitam qualquer coisa.
TEMPERAMENTO SANGUÍNEO
• Receptivo, tem interesse por tudo à sua volta;
• Normalmente não é rancoroso, e relaciona-se com facilidade;
• São reconhecidas por estarem constantemente em movimento, e se desgastarem facilmente;
• Por isso, precisam de mais horas de sono e descanso após o almoço, mesmo em idade escolar;
• Como aluno, é o tipo mais popular, sempre lhe ocorrendo brincadeiras;
• Como adulto, é simpático, de prosa fácil e agradável, conhece todos pelo nome rapidamente.
• A alegria pode, no entanto, degenerar em falta de compromisso, trazendo à tona um tipo superficial e inconseqüente;
• No geral é esquio, de constituição delicada, e ossatura leve, gestos e mímica muito dinâmicos;
*Seu caminhar é saltitante, acentuando a ponta dos pés;
• Muitas vezes é chamado de “cabeça de vento”.
TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO
• Conserva a calma mesmo em situações difíceis;
• Tem importante papel na comunidade, por sua paciência, fidelidade, equilíbrio e amor aos hábitos, precisão e meticulosidade na execução de tarefas;
• Natureza não agressiva, preocupados em criar harmonia e são extremamente confiáveis;
• Criança, observa o mundo com olhos admirados, e fica tranqüilo, principalmente e tiver algo para comer;
• Não responde a tons de comando que tentem leva-lo à ação, é lento;
• Pode transformar a calma em desinteresse, surgindo pedantismo e bitolação;
• Tendência a ganhar peso, andar tranqüilo.
TEMPERAMENTO MELANCÓLICO
• Na infância, já se salientam os grandes e expressivos olhos no rosto, geralmente estreito;
• Acontecimentos e encontros atuam nele por muito tempo, podendo chorar à noite por algo que tenha ocorrido pela manhã;
• Como aluno e adolescente, pode sentir-se incompreendido e desprezado;
• Participa intensamente de acontecimentos ou relatos de tragédias;
• Sofre particularmente em ambientes marcados pela superficialidade e falta de compromisso:
• Na idade adulta, revelam-se como qualidades positivas a profundidade de pensamento, a seriedade e a compaixão.
• A melancolia torna-se um perigo apenas quando o egocentrismo, narcisismo e mania de criticar a si e aos outros passam para o primeiro plano;
• Constitucionalmente pode ser alto e magro, e muitas vezes tem uma leve debilidade do tecido conjuntivo, ostentando uma má postura.
• O andar pode ser firme e pausado, mas também pesado.
Doutora Carmem Silvia - Dentista de Crianças.
Referência bibliográfica:
Consultório Pediátrico, Michaela Glöckler, Wolfgang Goebel, Editora Antroposófica.
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