sábado, setembro 29, 2012

A IMPORTÂNCIA DE EXERCITAR AS MÃOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA:
No jardim da Escola Conviver, que segue a orientação waldorf, as crianças aprendem a trabalhar as mãos manipulando objetos com ações que fazem sentido, formando assim uma base funcional em sua mente  que a ajuda a compreender o mundo.
Matti Bergstrom, neurologista da Universidade de Helsinki, afirma que o cérebro capta, por uma rica rede de nervos, as impressões que as mãos percebem quando exploram objetos.
Se, na infância, não usarmos nossos dedos eles se tornam “dedos cegos” e a rica rede de nervos é empobrecida, o que representa uma enorme perda para o cérebro e um empobrecimento na formação global do indivíduo.
Ao negligenciamos o desenvolvimento e a educação das mãos de nossas crianças, estaremos descuidando da formação de sua capacidade formadora e criativa, pois as crianças estarão perdendo a compreensão da unidade das coisas e estaremos minando suas capacidades estéticas e criativas.
 
Aqueles que criaram nossas antigas tradições sempre entenderam isso. Mas hoje a civilização ocidental obcecada supervaloriza a ciência da informação, e subestima o que realmente tem valor, esqueceu-se do todo, estamos sofrendo uma perda de valores. Com isso, a humanidade sofre perdas irreparáveis.


Nenhum comentário: