sexta-feira, outubro 05, 2012

 

Festa da Coragem

Conta a tradição que o Arcanjo Micael, com sua espada de luz, expulsou Lúcifer e seus seguidores do céu, jogando-os ao inferno,onde criariam seu império.
Para Rudolf Steiner, criador da pedagogia Waldorf, o Arcanjo Micael, é o administrador da inteligência cósmica.
 
Ele nos oferece clareza no pensar, com isso, nossa autoconsciência desperta aumentando nossa força de vontade e capacidade de agir no mundo, de forma consciente.
A época materialista em que vivemos colabora para que nossa capacidade de pensar e sentir fiquem envoltas em nuvens obscuras.
A imagem do dragão, tão mencionada nas histórias de Micael expressam essas nuvens que obscurecem nossa consciência. Se Micael nos fala de fé, coragem, consciência, é preciso pensar: qual é o significado da imagem do dragão em nossa época.

 

Vivemos em um tempo onde as máquinas diminuem o esforço humano, apertamos um botão e inúmeras tarefas se realizam, o trabalho do homem é desvalorizado. As redes virtuais criam uma falsa impressão de que estamos ligados a uma infinidade de amigos, e na verdade nos sentimos cada vez mais sozinhos. Com apenas um clique somos capazes de satisfazer nossa febre de consumo e adquirir produtos de qualquer lugar do mundo, aumentando nosso egoísmo, ganancia, vaidade, orgulho que ajudam a obscurecer nossa alma.
  
 Diante da realidade de nossa época precisamos abrir um espaço interior para que os impulsos de Micael possam nos ajudar a desenvolver pensamentos claros, altruísmo nos sentimentos, força e coragem para agir de forma a contribuir para uma sociedade mais justa, humana e fraterna.
Para Steiner, precisamos dominar o dragão e subjugá-lo à nossa vontade.
 
Na Escola Conviver, que adota a Pedagogia Waldorf, os impulsos de Micael são apresentados às crianças por meio de imagens e histórias maravilhosas, onde Micael vence de domina o dragão.                  Os alunos do jardim de infância e dos primeiros anos do ensino fundamental participam da “Festa da Coragem” onde, enfrentam  pequenas provas de coragem, por conta de própria natureza de Micael, como passar por um túnel escuro, feito com mesas enfileiradas e cobertas por panos, ou balançar numa corda alta, equilibrar-se em uma superfície a uma determinada altura, ou até mesmo comer comidas picantes, como por exemplo, o gengibre.
Depois, saboreiam uma deliciosa sopa, preparada pelas mamães, ao final da festa, a criança recebe uma pedrinha que representa a espada de Micael.
 

FOTOS DA FESTA DA CORAGEM 2012
 
 
 
 
 
 
 
 
Prof. Regina Ramires

Nenhum comentário: