sábado, outubro 20, 2012

ALFABETIZAR, MISSÃO IMPORTANTE!


Para a Escola Conviver, que adota a Pedagogia Waldorf, a alfabetização é um dos momentos mais importantes na escolarização da criança. Para que essa etapa ocorra de forma natural é necessário estarmos preparados para sua realização.

O professor é peça importante nesse processo. Ele deve ter uma relação respeitosa com a fala e estar consciente da evolução do discurso para a escrita e leitura e o que isso significou na evolução da humanidade. Este conhecimento tácito deve estruturar todas as ações que visem à alfabetização, desenvolvendo um ambiente confiável, onde o respeito pela fala deve levar a uma aprendizagem leve e feliz.
 
Na Escola Conviver a alfabetização é estruturada com o auxílio de contos de fadas, contos populares e lendas. Por meio desse leque narrativo, são apresentadas às crianças imagens criativas e vocabulário altamente complexo. Poesias e versos também são mostrados para que os alunos vivenciem pela oralidade rimas e métricas. Assim,  as crianças tornam-se profundamente familiarizadas com as imagens e ritmos da linguagem em si e constroem  uma ligação profunda com as letras do alfabeto e os sons que elas produzem. Esse processo deve levar ao amor pelo discurso. Uma vez que esse amor é cultivado, a criança irá demonstrar uma saudável vontade para desvendar as questões da leitura e da escrita.

No primeiro ano, dando continuidade ao trabalho iniciado no jardim de infância, a leitura será preparada por meio da  integração física através de brincadeiras e no desenvolvimento de habilidades de escuta da criança. O trabalho com a leitura efetiva será desenvolvido de forma lenta, sempre de forma imaginativa.
Prof. Regina Ramires
 

Nenhum comentário: