Para a Escola Conviver, que adota a Pedagogia Waldorf, a
alfabetização é um dos momentos mais importantes na escolarização da criança. Para que essa etapa ocorra de forma natural é necessário
estarmos preparados para sua realização.
O professor é peça
importante nesse processo. Ele deve ter uma
relação respeitosa com a fala e estar consciente da evolução do discurso para a
escrita e leitura e o que isso significou na evolução da humanidade.
Este conhecimento tácito deve estruturar todas as ações que visem à
alfabetização, desenvolvendo um ambiente confiável, onde o
respeito pela fala deve levar a uma aprendizagem leve e feliz.
Na Escola Conviver a alfabetização
é estruturada com o auxílio de contos de fadas, contos populares e lendas. Por
meio desse leque narrativo, são apresentadas às crianças imagens criativas e
vocabulário altamente complexo. Poesias e versos também são mostrados para que
os alunos vivenciem pela oralidade rimas e métricas. Assim, as
crianças tornam-se profundamente familiarizadas com as imagens e ritmos da linguagem
em si e constroem uma ligação profunda com as letras do alfabeto e os sons que
elas produzem. Esse processo deve levar
ao amor pelo discurso. Uma vez que esse amor é cultivado, a criança irá
demonstrar uma saudável vontade para desvendar as questões da leitura e da
escrita.
No primeiro ano, dando
continuidade ao trabalho iniciado no jardim de infância, a leitura será
preparada por meio da integração física através
de brincadeiras e no desenvolvimento de habilidades de escuta da criança. O
trabalho com a leitura efetiva será desenvolvido de forma lenta, sempre de
forma imaginativa.
Prof. Regina Ramires
Nenhum comentário:
Postar um comentário