domingo, outubro 30, 2011

MAS O QUE SERÁ QUE DIFERENCIA O CURRÍCULO WALDORF DE OUTROS?

1. O Professor da Classe
CLASSE DA PROFESSORA ALBINA - 1997
Cada grupo de alunos que ingressa no primeiro ano terá um (a) professor (a) que acompanhará essa turma durante muitos anos no Ensino Fundamental. Além de ministrar as matérias básicas para as quais estiver apto, através da intensa convivência, o professor tem a possibilidade de conhecer em profundidade cada criança e pode desenvolver um acompanhamento mais individualizado e balizado nas necessidades de cada uma delas. O professor da classe acompanha o grupo em viagens, estabelece o elo entre as famílias das crianças e objetiva criar um grupo social integrado entre elas.
2. O Ensino em épocas
ÉPOCA DE HISTÓRIA DO BRASIL-1999
A Pedagogia Waldorf desenvolveu as épocas como forma de possibilitar aos alunos um maior aprofundamento dos grandes temas trazidos. Assim, como exemplo, é dada uma época de História por 3 ou 4 semanas e a criança vivencia uma integração de matérias que gira em torno do tema abordado. Pode-se seguir uma época de Matemática ou de Português e assim, sucessivamente, as épocas se desenrolam ao longo do ano. O ensino em épocas possibilita que os alunos recebam os conteúdos de uma forma não fragmentada, desconectada com o todo ou ainda de uma forma superficial. Através desse sistema, a criança pode efetivamente "mergulhar" e vivenciar profundamente cada matéria.
3. Educar respeitando cada época da vida
ALUNOS NO FINAL DO SEGUNDO SETÊNIO:NONO-ANO 2010
Nesse segundo setênio de vida, a criança desenvolve sua vida emocional e sua ligação com o mundo e com as pessoas. Em seu dia-a-dia, ela necessita fundamentalmente de ritmo e também precisa aprender os conteúdos através de uma ligação com seus sentimentos. Aquilo que uma criança não vivencia, com o que não se envolve ou não pode estabelecer uma ligação afetiva será algo meramente decorado ou mecânico e tenderá a ser esquecido com o tempo. Por este motivo, o Currículo desenvolve suas matérias de forma a que os alunos possam integrar em seu aprendizado: o desenvolvimento do querer (atividades do fazer), do sentir (poesia, arte e música relacionadas aos temas que tocam interiormente a criança e que estão de acordo com os interesses relacionados à sua idade e amadurecimento) e o desenvolvimento do pensar. Nesse último, a idéia é criar condições para que a criança aprenda a pensar e não simplesmente decore as respostas certaS. Por fim, atividades práticas - como trabalhos, viagens - levarão os alunos à aplicação concreta dos conhecimentos.
4. A forma trimembrada da aula
ALUNOS NO FINAL DO SEGUNDO SETÊNIO:NONO-ANO 2009
Para atingir o aprofundamento dos conteúdos básicos (Matemática, Português   História, Geografia, Mineralogia, Química, etc.) a aula inicial, tem a duração aproximada de duas horas (7:05 às 9:00) e segue uma composição que visa trabalhar harmoniosamente o desenvolvimento do querer, sentir e pensar da criança. A aula compreende atividades que visam desenvolver habilidades: físico/corpóreas, imaginativas, de memória, de raciocínio lógico, de reflexão, artística, de dicção e outras.
5. Integração com os Pais
ACAMPAMENTO SEXTO-ANO: 2000
A criança dos 7 aos 14 anos tem o seu desenvolvimento a partir de três importantes relações em sua vida: a família, a escola e os amigos. Dessa forma, é fundamental que se integre Família e Escola. Para tanto, são realizados encontros em que se conversa e se aprende sobre a criança. Cada professor de classe realiza reuniões bimestrais com os pais, além de outras atividades, eventos e palestras da escola.. Essas atividades objetivam os mesmos ideais: fazer da vida e do ensino que a criança recebe a melhor base para seu desenvolvimento harmonioso como ser humano. A Escola Conviver tem como princípio a ativa participação dos pais na vida escolar de seu filho.
6. Integração entre as matérias
APRESENTAÇÃO TEATRAL: PRIMEIRO- ANO-1998
Desde o 1º ano Waldorf, as matérias complementares como: Música Instrumental, Canto, Trabalhos Manuais, Artes Aplicadas, Pintura, Desenho, Desenho de Formas, Educação Física, Dramatização e Teatro acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidos de acordo com a maturidade. As matérias representam não só um complemento curricular, mas fazem parte de um todo que propiciará à criança, um desenvolvimento saudável e global. O conteúdo de cada matéria segue a linha mestra ou, como costumamos chamar, o "fio vermelho do ano". Este "fio" tece o cenário no qual terá lugar o desabrochar da criança e o desenvolvimento das capacidades necessárias à sua harmonia. Nesse cenário, ela também poderá exteriorizar suas habilidades individuais.        
7. Estudos e vivências de complementação ao Currículo
VISITA À FAZENDA-1998

A partir do segundo ano, as crianças iniciam passeios, visitas e viagens que vão fortalecer o seu aprendizado. A cada ano se escolhe um tema central que será complementado com uma viagem de época, que compreenda não só o estudo e a observação, mas a participação na vida social e a integração da classe. Além das viagens, passeios e visitas, o trabalho de dramatização e teatro propicia ao Professor da Classe desenvolver em seus alunos a auto confiança, a interação com seu grupo social e a responsabilidade para com o todo. As crianças "aprendem fazendo" e descobrem que todos os papéis são importantes.




COM AS FOTOS EXIBIDAS NESTA POSTAGEM QUEREMOS HOMENAGEAR  A TODOS OS  NOSSOS QUERIDOS EX-ETERNOS-ALUNOS QUE MUITO ORGULHAM ESTA ESCOLA! 

 

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